Desde o início do ano que, de terça a domingo, o Pesca apresenta uma nova forma de degustar o melhor peixe: o menu almoço. A combinação, que inclui um cocktail sem álcool, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, inspira-se sobretudo nos melhores produtos da estação e no nosso desejo de contribuir para a sua saúde. É por isso que no menu de almoço inaugural incluímos a cavala, um peixe que pode fazer muito pela sua saúde.
Comer peixe é importante para manter uma dieta equilibrada e a cavala é um dos peixes mais saudáveis e baratos disponíveis no mercado. Os benefícios do consumo da cavala são inúmeros e basta uma pesquisa pela Internet para perceber o quão valioso é este peixe. É rico em ácidos gordos ómega 3, tem imensa vitamina B12, selénio, fósforo, magnésio, ferro e cobre. Possui ainda vitamina A, potássio, zinco e sódio. Para ter uma noção mais clara, se comer um filete de cerca de 100 gramas (tem apenas 230 calorias) garante 21 gramas de proteína, cerca de 40% da ingestão diária recomendada. Além deste impressionante perfil nutricional, estão comprovados inúmeros benefícios para a sua saúde.
Sabe-se hoje que a cavala aumenta a nossa imunidade. A coezima Q10 é um dos elementos presentes na cavala que está intimamente associada à prevenção de infeções e ao fortalecimento das defesas do corpo. Os ácidos gordos ómega 3 também são conhecidos por reduzir a inflamação, que pode gerar uma sobrecarga desnecessária ao sistema imunológico.
É também graças ao impressionante nível de ácidos gordos ómega 3 que a cavala melhora o equilíbrio do colesterol no corpo, reduzindo o colesterol LDL e aumentando os níveis de bom colesterol (HDL). Ao consumir cavala consegue reduzir a quantidade de colesterol oxidado e depositado nas artérias na forma de placas, tanto que este peixe é conhecido por diminuir o risco de arteriosclerose, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença cardíaca. O ómega 3 ajuda ainda a melhorar a função cognitiva e a reduzir os riscos de doenças neurodegenerativas. Há estudos que apontam este peixe com um aliado na prevenção da doença de Alzheimer e Parkinson.
Os efeitos antioxidantes da cavala estão bem estudados, principalmente devido ao enorme nível de selénio – mais de 80% das suas necessidades diárias por porção. O selénio funciona como um antioxidante no organismo, ajudando a prevenir mutações celulares e doenças crónicas, neutralizando os radicais livres antes de danificarem os tecidos e células. Além disso, o selénio ajuda a melhorar a densidade mineral óssea. Estudos apontam que um consumo regular desta variedade de peixe, pode prevenir o aparecimento de osteoporose, mantendo a sensação de juventude e força à medida que envelhece.
A lista de benefícios é longa e passa ainda pela perda de peso, devido ao seu baixo índice calórico, controlo da diabetes, pois os ácidos gordos monoinsaturados regulam o açúcar no sangue, redução do stress oxidativo e dos efeitos dos radicais livres, ajuda a reduzir o aparecimento de rugas e pode melhorar algumas condições inflamatórias da pele, como a psoríase e o eczema. Estas são apenas algumas das razões que nos levaram a incluir a cavala no seu almoço, porque a sua saúde inspira-nos.