Há obras com uma capacidade inspiradora incrível, que por mais vezes que as vejamos elas não pára de nos surpreender. É o caso do filme Home, do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. O filme, com incríveis imagens áreas da Terra, retrata a vida no planeta e os danos que lhe estamos a causar.
Foi estreado em 50 países diferentes e é totalmente gratuito, sem qualquer fim comercial, por isso pode ser visto na Internet. Apesar ter estreado em 2009 esta é um obra que continua atual e que nos ajuda a repensar algumas questões da atualidade.
Por exemplo, enquanto milhões de pessoas sobrevivem diariamente com um mínimo de água, encontrada em poços escavados com as próprias mãos, cidades como Las Vegas, construída no meio do deserto, está entre um dos lugares que mais consome água per capita. Apenas um dos muitos aspectos revelados neste belíssimo documentário, que nos alerta que as nossas ações podem, muito em breve, ter uma consequência mortal para milhões de seres: a subida do nível do mar em sete metros.
Apesar desta visão negra, este filme mostra como em simultâneo há muita coisa a acontecer para mudar o destino do planeta com consumo responsável. Home, um documentário que pode ser ouvido com a inconfundível voz de Eduardo Rêgo.