A grande festa de final de ano é, para a maioria, sinónimo de uma ressaca proporcional à diversão na noite anterior. São dezenas e dezenas de mezinhas, umas melhores que outras, apresentadas como milagrosas para lhe salvar o primeiro dia do ano. Todos sabemos que um dos principais problemas é a desidratação que o consumo do álcool provoca, por isso o segredo é beber muita água… não se esqueça que o seu cérebro precisa dessa água para voltar a funcionar. Mas isso nunca o livrará de imediato do martírio.
Acelere o processo de revitalização consumindo cisteína, encontrada nos brócolos, pimenta, cebolas ou ovos; reponha os níveis do potássio porque as recorrentes idas à casa de banho na noite anterior afectaram o seu nível de sais minerais. E quanto ao desejo de coisas salgadas, é o corpo a pedir sódio.
O meu conselho é mimar o corpo com algo bem rico como esta receita de sopa de peixe mediterrânica. Não prometo nenhum milagre, mas garanto que terá um primeiro dia do ano bem mais aliviado e saboroso. Os ingredientes estão pensados para oito pessoas, não vá a festa ter sido tão rija que acordou com a casa ainda cheia de amigos… e de ressacas.
Sopa de peixe mediterrânica
Ingredientes:
Confeção:
Adicione água e sal num tacho, cozinhe os cubos de batata até ficarem macios, cerca de 15 minutos. Escorra e reserve 2 colheres de sopa da água da cozedura da batata. Transfira os cubos de batata para uma tigela média. Adicione a água de batata reservada, o alho picado e misture com azeite até ficar homogéneo. Tempere com sal e pimenta caiena.
Numa panela média de sopa, aqueça o restante azeite adicione alho francês, cebola, aipo, funcho e 3 dos dentes de alho divididos pela metade e cozinhe em fogo alto mexendo com frequência, até os vegetais estarem translúcidos e levemente dourados, cerca de 9 minutos. Adicione a pimenta moída, a erva doce, os cominhos, a paprika, os filamentos de açafrão e a massa de tomate. Cozinhe até perfumar, cerca de 1 minuto. Adicione o vinho ao tacho de sopa e cozinhe até evaporar, cerca 8 minutos.
Adicione o caldo de peixe, as ramas de tomilho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver lentamente durante 10 minutos. Adicione o tamboril, o bacalhau e o atum e misture a sopa até que o peixe seja cozido, cerca de 8 minutos. retire o tomilho.
Organize as fatias de pão numa bandeja. Passe um fio de azeite nas fatias e polvilhe num dos lados com o orégãos. Leve as fatias ao forno a 180 graus até que estejam crocantes e levemente douradas. Esfregue as torradas com os 2 dentes de alho divididos restantes.
Sirva a sopa de peixe em tigelas, sirva os croutons de alho e orégãos, deixe o queijo parmesão de lado para servir no último momento. Pique a rama de salsa e introduza o sumo de 2 limões.
Bom apetite e um 2018 com poucas ressacas.